serviço social e tudo

"(...) O Serviço Social não pode resignar-se a ser simples espectador e aguardar pelo final do jogo. É este o projecto deste livro: colocar o Serviço Social no centro do jogo; colocá-lo no centro do debate sobre um novo paradigma em torno das teorias e práticas, tendo por trama as mudanças sociais e do conhecimento, em particular do conhecimento científico."

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Trajetória do Serviço Social

Trajetória do Serviço Social
A emergência e institucionalização do Serviço Social como especialização do trabalho ocorre nos anos 20 e 30, sob influência católica européia. Com ênfase nas idéias de Mary Richmond e nos fundamentos do Serviço Social de Caso, a técnica está a serviço da doutrina social da Igreja.
Nos anos 40 e 50 o Serviço Social brasileiro recebe influência norte-americana. Marcado pelo tecnicismo, bebe na fonte da psicanálise, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Sua ênfase está na idéia de ajustamento e de ajuda psico-social. Neste período há o início das práticas de Organização e Desenvolvimento de Comunidade, além do desenvolvimento das peculiares abordagens individuais e grupais. Com supervalorização da técnica, considerada autônoma e como um fim em si mesma, e com base na defesa da neutralidade científica, a profissão se desenvolve através do “Serviço Social de Caso”, “Serviço Social de Grupo” e “Serviço Social de Comunidade”.

noticia urgente


  • Manifesto dos professores do Curso de Serviço Social do PURO

  • Em defesa da Universidade Pública e pela consolidação de um Polo Universitário de qualidade em Rio das
    Ostras.